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O Big Brother Brasil – popularmente conhecido como “BBB” - é um reality
show que vem amplificando debates sobre temas importantes da atualidade, como,
por exemplo, a xenofobia, a qual refere-se as ideologias que rejeitam culturas
diferentes. Considerando isto, foi realizada uma pesquisa com o objetivo geral de
analisar os discursos xenofóbicos relativos à fala de alguns participantes contra uma
nordestina no BBB21 e como o preconceito pode vir a ser construído a partir de
aspectos linguísticos, econômicos, sociais e culturais. Especificamente, pretendeu-se:
i) verificar as condições de produção dos enunciados materializados pelos sujeitos,
pela ideologia e pela história; ii) compreender os efeitos de sentidos provocado na
comunidade virtual do Twitter, a qual é bastante utilizada para exposição de
comentários durante a exibição do programa. A investigação está situada no campo
dos estudos discursivos e alicerçada teoricamente nas ideias de Foucault (1996),
Magalhães e Kogawa (2019), Fernandes (2008), Orlandi (2007), Brandão (2004),
entre outros. Metodologicamente, a pesquisa teve um caráter qualitativo e
bibliográfico, como também documental. Os resultados apontam que as reações
preconceituosas são impulsionadas por memórias associadas às vivências e às
condições impostas no meio social. Os efeitos de sentidos provocados na comunidade
virtual provêm da necessidade de denunciar atitudes xenofóbicas, como também de
atribuir a um determinado sujeito a origem de uma linguagem injuriosa, embora este
seja apenas responsável pela repetição que se fixa e dá ao nome sua força. |
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