Resumo:
O ensino de Química no ensino médio mostra-se pouco eficiente no que diz respeito ao
desempenho e resultados das provas e testes que os alunos se submetem, gerando
questionamentos sobre a forma como o conteúdo tem sido abordado. O objetivo desse estudo
foi avaliar a preparação dos alunos no último ano do ensino médio para o Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM) em escolas da rede pública durante a pandemia, além de investigar os
métodos de ensino e os fatores que causam desinteresse pela disciplina. Para isso, foi utilizado
um questionário (Google Forms), divulgado nos grupos escolares. Essa divulgação foi
realizada durante a pandemia, causada pelo Covid-19, durante o mês de outubro, período este
de aulas remotas. Foram elaboradas 13 perguntas, sendo 11 questões objetivas e 2 questões
discursiva. Dentre os resultados obtidos, constatou-se que o ensino de Química vem
ocorrendo de forma pouco eficiente, visto que um dos objetivos é formar cidadãos autônomos
intelectualmente. Isso fica evidente quando 96% dos discentes avaliados revelam que
mudariam algo na forma como o professor promove a aula. Assim, por estes resultados,
percebe-se que a ação do professor tem sido de transmissão de conhecimentos, quando, na
verdade, este aluno deveria estar sendo protagonista e desenvolvendo seu pensamento crítico
e sua capacidade de solucionar problemas. Além disso, os alunos se sentem pouco motivados
e preparados, inclusive a realizar o ENEM. Uma das formas apontadas por eles para tornar as
aulas mais dinâmicas, seria com utilização de experimentos em sala de aula. No entanto, sabese que muitos problemas são encontrados pelos professores, como por exemplo os excessos
de alunos por turma, falta de estrutura ou de recursos pedagógicos nas escolas além da falta de
formação específica na área. De forma geral, conclui-se que deve haver um maior
investimento por parte do poder público em laboratórios e materiais para experimentos, para
que os professores exerçam sua didática de forma mais eficiente e com o intuito de ativar a
curiosidade e o interesse dos alunos pela ciência além da formação ser específica para a
disciplina.
Descrição:
SILVA, A. R. dos S. Percepção sobre o ensino-aprendizagem de Química em tempos de pandemia de alunos do terceiro ano do Ensino Médio. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.