Resumo:
Este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de simetria nos anos iniciais do Ensino Fundamental II no qual se utiliza as obras de arte de Escher na perspectiva teórica de religar saberes de Edgar Morin. Os mosaicos de Escher trazem à percepção de conceitos geométricos e por meio de tais obras, é possível a exploração de conceitos de simetria, tais como rotação, reflexão e translação. A proposta visa o despertar da criatividade, sensibilidade e autonomia do aluno, em especial, possibilitando um pensar que ultrapasse as barreiras causadas pela fragmentação das áreas (Matemática e Arte). A proposta foi aplicada na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Nunes de Menezes na cidade da Prata-PB, na turma do 7° ano do
Ensino Fundamental. A base teórica para essa pesquisa é Zaleski (2013), Edgar Morin (2007), Thiesen (2008), Imenes e Lellis (2002) e os documentos oficiais PCNs (1998) e a BNCC (2018).
Descrição:
ISIDRO, M. E. N. Simetria e obras de arte de Escher: religando saberes nas séries iniciais do Ensino Fundamental II na perspectiva de Edgar Morin. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.