Resumo:
Episódios históricos envolvendo a história da eletricidade oferecem muitos
elementos para a sala de aula contendo experimentação e contextualização. Nesse
sentido, os trabalhos experimentais realizados por Faraday na primeira metade do
século XIX permitiriam compreender conceitos como linhas de força, indução
magnética e corrente elétrica, dentre outros. Considerando essa hipótese, neste
trabalho analisamos uma versão traduzida do trabalho de Faraday sobre indução
magnética, tendo como objetivo um planejamento posterior de plano de aula com
abordagem histórica e experimental. Apesar de se tratar de uma tradução, verificouse
que a fonte não era clara o suficiente para que um professor a compreendesse e
adaptasse para a sala de aula. Como forma de facilitar a compreensão, analisamos
detalhadamente os experimentos propostos por Faraday, apresentamos uma
possível interpretação da montagem experimental e buscamos associar seu relato
ao que é conhecido atualmente sobre os conceitos de eletricidade e magnetismo
envolvidos. Como conclusão salientamos que o simples acesso às fontes ou relatos
históricos, ainda que importante, não é suficiente para que um professor possa
empregar a abordagem histórica em sua sala de aula: são necessários estudos
prévios e outras competências e habilidades para que tais episódios possam ser
adaptados.
Descrição:
SILVA, Thiago de Oliveira. O trabalho experimental de Faraday sob a ótica de um futuro professor. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.