UEPB - Repositório Digital

Matemática financeira na perspectiva da educação matemática crítica: da formação do professor ao Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Erik Marcelo Alves
dc.date.accessioned 2022-12-13T10:45:56Z
dc.date.available 2022-12-13T10:45:56Z
dc.date.issued 2022-12-12
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28238
dc.description MEDEIROS, E. M. A. Matemática financeira na perspectiva da educação matemática crítica: da formação do professor ao Ensino Médio. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Essa pesquisa trata de um estudo acerca da Matemática Financeira na perspectiva da Educação Matemática Crítica, desde a formação do professor ao Ensino Médio. Tal estudo é do tipo bibliográfico e se fundamenta em teóricos como Skovsmose (2001), Borba et al (2010), Schubring (2003) entre outros. Busca-se refletir acerca da importância de alcançar objetivos da Educação Básica, em especial do Ensino Médio, no que se refere a formar cidadãos reflexivos, críticos e autônomos, objetivos que se inserem na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para tal, procura-se analisar dois dos principais pontos que contribuem para o alcance de tais objetivos: a formação do professor e os livros didáticos, uma das principais ferramentas do professor em sala de aula. Observa-se inicialmente referências bibliográficas acerca do tema Formação do professor de Matemática, na sequência, observa-se o Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade de Monteiro – PB, em especial, a ementa das disciplinas de Matemática Financeira, Práticas, Estágios e Educação Matemática e Sociedade. Revisita-se diretrizes educacionais postas em normas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). E sob a ótica da Educação Matemática Crítica, tece-se uma análise acerca de como se apresentam os conteúdos da área da Matemática Financeira nos livros didáticos utilizados no ano de 2022 na cidade de São João do Tigre – PB. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Me. Flávia Aparecida Bezerra da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Matemática Financeira pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.title Matemática financeira na perspectiva da educação matemática crítica: da formação do professor ao Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta