dc.description.abstract |
Essa pesquisa trata de um estudo acerca da Matemática Financeira na perspectiva da Educação Matemática Crítica, desde a formação do professor ao Ensino Médio. Tal estudo é do tipo bibliográfico e se fundamenta em teóricos como Skovsmose (2001), Borba et al (2010), Schubring (2003) entre outros. Busca-se refletir acerca da importância de alcançar objetivos da Educação Básica, em especial do Ensino Médio, no que se refere a formar cidadãos reflexivos, críticos e autônomos, objetivos que se inserem na perspectiva da Educação Matemática Crítica. Para tal, procura-se analisar dois dos principais pontos que contribuem para o alcance de tais objetivos: a formação do professor e os livros didáticos, uma das principais ferramentas do professor em sala de aula. Observa-se inicialmente referências bibliográficas acerca do tema Formação do professor de Matemática, na sequência, observa-se o Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na cidade de Monteiro – PB, em especial, a ementa das disciplinas de Matemática Financeira, Práticas, Estágios e Educação Matemática e Sociedade. Revisita-se diretrizes educacionais postas em normas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). E sob a ótica da Educação Matemática Crítica, tece-se uma análise acerca de como se apresentam os conteúdos da área da Matemática Financeira nos livros didáticos utilizados no ano de 2022 na cidade de São João do Tigre – PB. |
pt_BR |