Resumo:
O presente estudo foi realizado com o objetivo geral de identificar e analisar como o
Esgotamento Mental afeta diretamente os estudantes de Contabilidade no âmbito universitário
com o reinício das aulas pós-pandemia no ambiente acadêmico da Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB), Campus I. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa classifica-se
como um levantamento, com abordagem quantitativa e análise descritiva, selecionando como
respondentes, discentes do curso de Ciências Contábeis (do 3º ao 9º período - que
desempenharam atividades acadêmicas durante a pandemia e participaram também do retorno
das aulas presenciais.) Para esse propósito, o instrumento para coleta de dados utilizado foi
um questionário aplicado presencialmente e on-line aos discentes que se voluntariaram a
contribuir para a pesquisa. Com os resultados obtidos pelos respondentes, foi possível: Dar
ênfase à importância e aos cuidados da saúde mental para os acadêmicos, compreender a
influência de Transtornos Mentais Menores nos discentes no âmbito acadêmico, constatou-se
o impacto da pandemia sobre os universitários, identificando também as dificuldades
enfrentadas pelos universitários de contabilidade com a volta às aulas presenciais pós pandemia, verificado nos resultados das Fases do Estresse: Na Fase inicial de Alerta pode-se
notar que a frequência dos sintomas físicos foi de 80%, enquanto a frequência dos sintomas
psicológicos foi de apenas 20%, enquanto na II Fase de luta, houve um aumento dos sintomas
psicológicos de 13,33%, por fim, na III Fase de Exaustão, um aumento nos sintomas
psicológicos, sendo uma diferença de aumento de 11,67% da II Fase.
Descrição:
SANTOS, Mirella Feitosa dos. Esgotamento mental, ansiedade e depressão no âmbito universitário em estudantes de contabilidade com o reinício das aulas pós-pandemia. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.