UEPB - Repositório Digital

Interação e comunicação nas aulas de matemática: uma prática para o ensino e aprendizagem no contexto atual

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Maria Grasielly dos
dc.date.accessioned 2022-12-15T10:26:24Z
dc.date.available 2022-12-15T10:26:24Z
dc.date.issued 2022-12-14
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28324
dc.description SANTOS, M. G. Interação e comunicação nas aulas de matemática: uma prática para o ensino e aprendizagem no contexto atual. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa trata sobre a importância da relação de professor e aluno na sala de aula de Matemática, cujo objetivo foi compreender sobre a relação de interação e comunicação que ocorre entre professor e alunos nas aulas de Matemática a partir do que dizem professores que atuam em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Assim, a partir de estudos teóricos e das respostas a um questionário proposto à quatro professores que ensinam Matemática em diferentes escolas da cidade de Sertânia-PE, buscamos entender qual a importância da comunicação entre professor e alunos no desenvolvimento do ensino e aprendizagem da Matemática e quais os possíveis impasses que dificultam maior interação nas aulas de Matemática. A metodologia adotada para a realização dessa pesquisa foi de natureza qualitativa, pois, além de ser a mais utilizada atualmente no âmbito da Educação Matemática, acreditamos ser a mais viável para atingirmos os objetivos pretendidos com a realização deste estudo. Assim, além das análises realizadas, pudemos constatar a relevância que há no processo de comunicação e interação para o desenvolvimento do ensino e construção da aprendizagem, porém, essa prática não está plenamente presente nas aulas de Matemática em virtude de fatores como dificuldade sentida pelos alunos na disciplina, desinteresse e desestímulo em estudar Matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Ma. Gilmara Gomes Meira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.title Interação e comunicação nas aulas de matemática: uma prática para o ensino e aprendizagem no contexto atual pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta