dc.contributor.author |
Nascimento, Jane Aluska Leite |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-07T23:48:37Z |
|
dc.date.available |
2023-01-07T23:48:37Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28532 |
|
dc.description |
NASCIMENTO, J. A. L. Dificuldades de crianças com transtorno do espectro autista no processo de inclusão escolar: uma breve discussão. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo traz como tema “dificuldades de crianças com transtorno do
espectro autista no processo de inclusão escolar: uma breve discussão”, como
forma de apresentar a realidade vivenciada em uma escola pública do município que
atende a uma aluna com espectro autista em uma turma de Pré II. Para tanto, temos
como objetivo geral identificar as dificuldades de aprendizagem que as pessoas do
espectro autista enfrentam dentro dos espaços escolares, detalhando como
objetivos específicos o desafio de elaborar entrevista a ser aplicada com os
professores; conhecer as dificuldades levantadas pelos professores, fundamentar
com teorias as dificuldades apresentadas pelos educadores, descrever possíveis
estratégias a serem desenvolvidas pelos educadores. Como instrumento de
pesquisa, utilizamos uma pesquisa qualitativa de campo, voltada para os
pressupostos do estudo de caso, partindo da observação de uma aluna que tem
comprovação através de laudo do espectro autista e que frequenta uma escola
regular municipal, como também será aplicada um questionário com perguntas
abertas para compreender a visão da educadora em relação ao desenvolvimento da
criança do Pré II, a fim de Identificar as principais dificuldades que a aluna em
questão enfrenta dentro do processo ensino e aprendizagem, além de um registro
diário das observações realizadas durante as visitas, fundamentando os resultado
na visão de alguns autores como: Ambrós & Oliveira (2022); Bandeira (2022); Braga
(2022) Brasil (2022); Carvalho (2022); Zeppelini (2022); Jacomeli (2022); Manoel &
Conter (2022); Moreira (2022); Oliveira (2022); Pereira (2022); Silva & Lira (2022);
Silva, Soares & Santos (2022); Soares (2022); Souza & Ruela (2022), os quais
favoreceram para a compreensão dos fatos relatados, além de nos oportunizar a
reflexão de nossa prática frente a uma sala regular com a presença de alunos com
espectro do autismo, dentro de uma busca por uma aprendizagem significativa e
inclusiva |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades de crianças com transtorno do espectro autista no processo de inclusão escolar: uma breve discussão |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |