UEPB - Repositório Digital

Dificuldades de crianças com transtorno do espectro autista no processo de inclusão escolar: uma breve discussão

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Jane Aluska Leite
dc.date.accessioned 2023-01-07T23:48:37Z
dc.date.available 2023-01-07T23:48:37Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28532
dc.description NASCIMENTO, J. A. L. Dificuldades de crianças com transtorno do espectro autista no processo de inclusão escolar: uma breve discussão. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo traz como tema “dificuldades de crianças com transtorno do espectro autista no processo de inclusão escolar: uma breve discussão”, como forma de apresentar a realidade vivenciada em uma escola pública do município que atende a uma aluna com espectro autista em uma turma de Pré II. Para tanto, temos como objetivo geral identificar as dificuldades de aprendizagem que as pessoas do espectro autista enfrentam dentro dos espaços escolares, detalhando como objetivos específicos o desafio de elaborar entrevista a ser aplicada com os professores; conhecer as dificuldades levantadas pelos professores, fundamentar com teorias as dificuldades apresentadas pelos educadores, descrever possíveis estratégias a serem desenvolvidas pelos educadores. Como instrumento de pesquisa, utilizamos uma pesquisa qualitativa de campo, voltada para os pressupostos do estudo de caso, partindo da observação de uma aluna que tem comprovação através de laudo do espectro autista e que frequenta uma escola regular municipal, como também será aplicada um questionário com perguntas abertas para compreender a visão da educadora em relação ao desenvolvimento da criança do Pré II, a fim de Identificar as principais dificuldades que a aluna em questão enfrenta dentro do processo ensino e aprendizagem, além de um registro diário das observações realizadas durante as visitas, fundamentando os resultado na visão de alguns autores como: Ambrós & Oliveira (2022); Bandeira (2022); Braga (2022) Brasil (2022); Carvalho (2022); Zeppelini (2022); Jacomeli (2022); Manoel & Conter (2022); Moreira (2022); Oliveira (2022); Pereira (2022); Silva & Lira (2022); Silva, Soares & Santos (2022); Soares (2022); Souza & Ruela (2022), os quais favoreceram para a compreensão dos fatos relatados, além de nos oportunizar a reflexão de nossa prática frente a uma sala regular com a presença de alunos com espectro do autismo, dentro de uma busca por uma aprendizagem significativa e inclusiva pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Dificuldades de crianças com transtorno do espectro autista no processo de inclusão escolar: uma breve discussão pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta