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O trabalho tem por objetivo analisar a construção das reportagens do G1 Pop e Arte sobre as pautas socioculturais veiculadas sobre a vigésima primeira edição do reality show Big Brother Brasil, exibida em 2021. Tomando como referência o pensamento de Cosette Castro (2006) para entender por que o reality show conquista tanta audiência e, a partir disso, com base nos critérios de noticiabilidade adotados por Nelson Traquina (2005) e Mauro Wolf (1987), verificar como os assuntos do reality se tornam notícias. O programa é o reality show de maior sucesso da televisão brasileira e, desde sua estreia em 2002, vem sofrendo diversas mudanças no seu formato. Nos últimos anos, em especial em 2021, vale destacar que grande parte da repercussão da atração diante do público se deu devido a enorme proporção que os acontecimentos dentro do programa tiveram na sociedade, assuntos ligados principalmente ao racismo e à xenofobia envolvendo os participantes. Como ferramenta metodológica foi utilizada a pesquisa descritiva, objetivando entender o viés jornalístico a partir de assuntos do entretenimento. Os resultados levaram à conclusão, a partir das reportagens analisadas, de que o G1 Pop e Arte, através das pautas geradas do entretenimento, neste caso do reality show Big Brother Brasil, cumpre o papel do jornalismo em evidenciar, questionar e informar os leitores, se tornando assim, um possível instrumento de compreensão e transformação da sociedade. |
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