UEPB - Repositório Digital

G1 pop e arte: o reality show como fonte de informação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares, Verton Nathan Ribeiro
dc.date.accessioned 2023-02-13T14:10:36Z
dc.date.available 2023-02-13T14:10:36Z
dc.date.issued 2022-11-22
dc.identifier.other CDD 070.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28618
dc.description SOARES, V. N. R. G1 pop e arte: o reality show como fonte de informação. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB. 2022. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho tem por objetivo analisar a construção das reportagens do G1 Pop e Arte sobre as pautas socioculturais veiculadas sobre a vigésima primeira edição do reality show Big Brother Brasil, exibida em 2021. Tomando como referência o pensamento de Cosette Castro (2006) para entender por que o reality show conquista tanta audiência e, a partir disso, com base nos critérios de noticiabilidade adotados por Nelson Traquina (2005) e Mauro Wolf (1987), verificar como os assuntos do reality se tornam notícias. O programa é o reality show de maior sucesso da televisão brasileira e, desde sua estreia em 2002, vem sofrendo diversas mudanças no seu formato. Nos últimos anos, em especial em 2021, vale destacar que grande parte da repercussão da atração diante do público se deu devido a enorme proporção que os acontecimentos dentro do programa tiveram na sociedade, assuntos ligados principalmente ao racismo e à xenofobia envolvendo os participantes. Como ferramenta metodológica foi utilizada a pesquisa descritiva, objetivando entender o viés jornalístico a partir de assuntos do entretenimento. Os resultados levaram à conclusão, a partir das reportagens analisadas, de que o G1 Pop e Arte, através das pautas geradas do entretenimento, neste caso do reality show Big Brother Brasil, cumpre o papel do jornalismo em evidenciar, questionar e informar os leitores, se tornando assim, um possível instrumento de compreensão e transformação da sociedade. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Reality show pt_BR
dc.subject Big Brother Brasil pt_BR
dc.subject Entretenimento pt_BR
dc.subject Jornalismo pt_BR
dc.title G1 pop e arte: o reality show como fonte de informação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta