UEPB - Repositório Digital

A instrumentalidade do exercício profissional do assistente social na educação: um relato de experiência do estágio obrigatório na Escola Municipal Gustavo Cândido Aves

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Eduardo Mariano Chagas
dc.date.accessioned 2023-02-15T12:12:07Z
dc.date.available 2023-02-15T12:12:07Z
dc.date.issued 2022-11-25
dc.identifier.other CDD 362
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28665
dc.description BARBOSA, Eduardo Mariano Chagas. A instrumentalidade do exercício profissional do Assistente Social na educação: um relato de experiência do estágio obrigatório na Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A educação tem um papel fundamental na formação dos sujeitos em sociedade. Com base nesse entendimento, entende-se que a escola é o espaço institucional de construção de saberes e vivências. Pensando na dimensão formativa crítica e intelectual que esse espaço dispõe, a instrumentalidade do serviço social e a dimensão técnico-operativa se apresentam como ferramenta capaz de orientar as ações do profissional para atender às demandas institucionais. Nesse contexto, surgiu o interesse para a elaboração do presente trabalho que é produto de uma experiência no campo do estágio obrigatório em Serviço Social na Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves no município de Campina Grande – PB. O objetivo desse trabalho propõe-se demonstrar o exercício profissional como também a importância do estágio obrigatório para a formação profissional a partir do projeto de intervenção: “O ECA na escola: uma contribuição para a construção dos sujeitos de direito” que foi criado e desenvolvido durante o período do estágio. Para este trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo (quantitativa e qualitativa) utilizando o método materialista histórico dialético por Karl Marx (1978) e sob as concepções teóricas de Yolanda Guerra (2012), Marilda Villela Iamamoto (2018), Adriana Ramos (2018) entre outros. A experiência de estágio permitiu observar e refletir sobre a importância do assistente social no espaço escolar. Na rotina da profissão, conferiu-se que as dimensões teórico-metodológico, ético-política e técnico-operativa foram essenciais no exercício do profissional no trabalho com mediação de políticas públicas. Assim, diante dos desafios socioespaciais e profissionais, as ações realizadas pelo assistente social são formas de assegurar direitos individuais e coletivo em direção à uma sociedade mais justa, participativa e igualitária. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Drª. Liana Amaro Augusto de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Exercício profissional pt_BR
dc.subject Instrumentalidade pt_BR
dc.subject Relato de experiência pt_BR
dc.subject Assistente Social pt_BR
dc.title A instrumentalidade do exercício profissional do assistente social na educação: um relato de experiência do estágio obrigatório na Escola Municipal Gustavo Cândido Aves pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta