Resumo:
Este trabalho teve como objetivo analisar a efetividade do Programa Mais Aprendiz do IEL para assistente administrativo em Campina Grande, no ano de 2021. Para atingir a esse referido objetivo, são definidas as seguintes etapas: descrever o perfil dos jovens que fazem parte do programa; identificar o período de permanência desses jovens no programa e levantar informações sobre quais permaneceram no mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos utilizados para alcançar tal objetivo foi pesquisa bibliográfica e documental das fontes de dados/documentos junto à empresa. Sendo assim, chegou-se à conclusão que o Programa Mais Aprendiz cumpre uma importante função social e, sem dúvidas, um de seus principais objetivos é promover a inclusão social de adolescentes e jovens por meio do emprego. Além disso, por meio dessa pesquisa, constatamos que a qualificação profissional de assistente administrativo oferecida pelo programa é um importante mecanismo de oferta de oportunidades de emprego aos jovens. Ao final concluiu-se que o programa Mais Aprendiz é uma ferramenta de qualificação e inserção no mundo do trabalho e, como formação e qualificação de indivíduos, traz uma importante contribuição à sociedade.
Descrição:
BRANDÃO, Andréa Soares. Análise do Programa Mais Aprendiz como política de inserção dos jovens no mercado de trabalho em Campina Grande-PB. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.