dc.contributor.author |
Silva, Emanuel Francisco Amorim da |
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dc.date.accessioned |
2023-02-28T16:53:36Z |
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dc.date.available |
2023-02-28T16:53:36Z |
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dc.date.issued |
2022-11-30 |
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dc.identifier.other |
CDD 394.25 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28708 |
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dc.description |
SILVA, Emanuel Francisco Amorim da. Nem tudo acaba nas cinzas de quarta: a mercadorização dos desfiles das escolas de samba sob a ótica dos fãs do carnaval carioca. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As escolas de samba do Rio de Janeiro são instituições culturais que ganharam visibilidade nacional e internacional através do seu principal produto, o desfile. Devido a uma expressiva popularização, conseguiram construir uma base sólida de fãs engajados por todo o país. Por conseguinte, estes fãs vem acompanhando ao longo das gerações, as transformações em torno do evento, como a mercadorização da festa a partir da inserção de organizações que tiveram e tem por objetivo associar sua imagem ao carnaval carioca. Com isso, o tema surgiu a partir do interesse em entender como se dá o processo de comercialização da cultura, utilizando-se as escolas de samba como referência, sendo uma escolha que se justifica através da percepção de fã que o autor do artigo possui com as agremiações. Desse modo, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo quantitativa direcionada para o público consumidor de fãs, obtendo assim respostas que solucionaram o objetivo de analisar como os fãs do carnaval do Rio de Janeiro avaliam o processo de mercadorização dos desfiles das Escolas de Samba. Conforme os resultados analisados de maneira descritiva, foi entendido que a comercialização destes produtos não obtiveram uma boa avaliação pela maioria dos respondentes, mostrando que os enredos patrocinados não geram o mesmo impacto de desfiles cuja escolha não tem relação com qualquer empresa privada. Assim, entendeu-se que os desfiles e enredos aurorais de União da Ilha 2011 e Mangueira 2017 são superiores aos patrocinados de Vila Isabel 2011 e Beija-Flor 2013. Por fim, conclui-se que apesar dos resultados indicarem uma tendência negativa a esse processo, a cultura das escolas de samba ancorada por seus fãs, possui através da resistência uma grande importância social, comercial e política. |
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dc.description.sponsorship |
Prof. Dr. Brunno Fernandes da Silva Gaião |
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dc.language.iso |
other |
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dc.relation.ispartofseries |
CDD 394.25 |
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dc.subject |
Escolas de samba |
pt_BR |
dc.subject |
Carnaval carioca |
pt_BR |
dc.subject |
Mercadorização da cultura |
pt_BR |
dc.title |
Nem tudo acaba nas cinzas de quarta: a mercadorização dos desfiles das escolas de samba sob a ótica dos fãs do carnaval carioca. |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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