Resumo:
As ações de endomarketing de uma empresa são de extrema importância para as organizações, com ela, os colaboradores podem estreitar relacionamentos, compartilhar metas, sentir-se motivados e satisfeitos com seu ambiente de trabalho, refletido assim no público externo das organizações. Este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de endomarketing adotadas por Instituições de Ensino Superior (IES) a luz de uma revisão na literatura nacional., visando contribuir com a disseminação do uso do endomarketing como uma ferramenta gerencial adequada as organizações de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa caracterizada como exploratória realizada com auxílio de levantamento bibliográfico, sendo possível através dela identificar a prática de Endomarketing dentro de Instituições de Ensino Superior IES, e traça o perfil dessas instituições. Após a análise dos dados, verificou-se que entre as instituições, as de natureza privada se destacam entre as que mais buscam atender as necessidades do seu público interno e adotam as ferramentas de endomarketing. Sendo assim o trabalho destacam que as IES já adotam o Endomarketing como ferramenta importante para motivar e satisfação de seus colaboradores.
Descrição:
OLIVEIRA, Joseilton Xavier de. Práticas do endomarketing no ambiente das instituições de ensino superior do Brasil: uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.