Resumo:
O presente artigo científico busca aprofundar o debate acerca do trabalho do Assistente Social
no sociojurídico, com foco no Programa de Apadrinhamento Afetivo. Tem como objetivo
compreender as possibilidades e desafios do trabalho do assistente social do sociojurídico no
Programa de Apadrinhamento Afetivo, visando garantir o direito à convivência familiar e
comunitária das crianças e adolescentes institucionalizados e explanar a importância do
programa. A aproximação ao tema é fruto do estágio obrigatório em Serviço Social, realizado
na 2ª Vara Mista do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba na comarca de Esperança – PB,
no período de março à novembro de 2022. O tema foi desenvolvido por intermédio de pesquisa
bibliográfica e análise documental, bem como exame de artigos científicos, buscando analisar
qualitativamente os aspectos centrais do apadrinhamento. Discorre, primeiramente, sobre a
trajetória histórica da política de proteção à criança e adolescente. Em seguida, situa o trabalho
do assistente social no campo sociojurídico, em especial, nas requisições relativas à Vara da
Infância e Juventude. Na continuidade é apresentada a contextualização do Programa de
Apadrinhamento a partir da interface com as possibilidades de trabalho do(a) Assistente Social
no Programa de Apadrinhamento Afetivo. Os resultados apontam que as demandas
profissionais relacionadas a esse tema tendem a aumentar com a implementação do Programa,
reiterando a necessidade de sua maior apropriação teórica e respostas profissionais alinhadas
ao projeto profissional.
Descrição:
BARROS, Renata Evelyn de Melo. Apadrinhamento afetivo como direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes institucionalizados: possibilidades e desafios da atuação do(a) assistente social no âmbito do Poder Judiciário. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.