UEPB - Repositório Digital

Ensino-aprendizagem de inglês para surdos: estratégias didático-pedagógicas em prol da educação inclusiva

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barros, Martha Raffaela Barbosa
dc.date.accessioned 2023-03-16T12:01:42Z
dc.date.available 2023-03-16T12:01:42Z
dc.date.issued 2022-09-09
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28788
dc.description BARROS, M. R. B. Ensino-aprendizagem de inglês para surdos: estratégias didático-pedagógicas em prol da educação inclusiva. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo geral analisar estratégias didático-pedagógicas que podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos. Visando alcançar o referido objetivo, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: (i) realizar um levantamento de pesquisas que contemplem o contexto de ensino-aprendizagem de inglês para surdos; (ii) descrever os principais desafios apresentados por professores em cada contexto; e (iii) verificar as principais estratégias utilizadas pelos professores no favorecimento do ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos. Como referencial teórico, utilizamos Plaisance (2015), Velden e Leite (2013), Miranda e Galvão Filho (2012), discorrendo sobre as modalidades de educação especial e educação inclusiva; nos apoiamos na Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), na Convenção dos direitos das pessoas com deficiência (BRASIL, 2009), na Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015), dentre outros documentos legais que respaldam o direito à educação inclusiva; e, por fim, fizemos uso das contribuições de Moraes e Cavalcanti (2012), Souza e Almeida (2014) e Carvalho (2014), quanto às peculiaridades relacionadas ao ensino de inglês para surdos. Quanto à metodologia, classificamos este trabalho como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual tivemos como corpus quatro pesquisas realizadas em contextos de ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos. Como resultados, conseguimos identificar nas quatro pesquisas analisadas algumas estratégias didático-pedagógicas que se mostraram mais eficazes, dentre as quais, podemos destacar: a importância do professor aprender Libras, o papel do intérprete nesse contexto e a relevância de fazer uso de materiais didáticos adaptados e de tecnologias assistivas em sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Duarte pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Alunos surdos pt_BR
dc.title Ensino-aprendizagem de inglês para surdos: estratégias didático-pedagógicas em prol da educação inclusiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta