dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar estratégias
didático-pedagógicas que podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem de
inglês para alunos surdos. Visando alcançar o referido objetivo, foram delimitados os
seguintes objetivos específicos: (i) realizar um levantamento de pesquisas que
contemplem o contexto de ensino-aprendizagem de inglês para surdos; (ii)
descrever os principais desafios apresentados por professores em cada contexto; e
(iii) verificar as principais estratégias utilizadas pelos professores no favorecimento
do ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos. Como referencial teórico,
utilizamos Plaisance (2015), Velden e Leite (2013), Miranda e Galvão Filho (2012),
discorrendo sobre as modalidades de educação especial e educação inclusiva; nos
apoiamos na Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), na Convenção dos
direitos das pessoas com deficiência (BRASIL, 2009), na Lei Brasileira de Inclusão
(BRASIL, 2015), dentre outros documentos legais que respaldam o direito à
educação inclusiva; e, por fim, fizemos uso das contribuições de Moraes e
Cavalcanti (2012), Souza e Almeida (2014) e Carvalho (2014), quanto às
peculiaridades relacionadas ao ensino de inglês para surdos. Quanto à metodologia,
classificamos este trabalho como uma pesquisa bibliográfica de abordagem
qualitativa, na qual tivemos como corpus quatro pesquisas realizadas em contextos
de ensino-aprendizagem de inglês para alunos surdos. Como resultados,
conseguimos identificar nas quatro pesquisas analisadas algumas estratégias
didático-pedagógicas que se mostraram mais eficazes, dentre as quais, podemos
destacar: a importância do professor aprender Libras, o papel do intérprete nesse
contexto e a relevância de fazer uso de materiais didáticos adaptados e de
tecnologias assistivas em sala de aula. |
pt_BR |