Resumo:
A psicomotricidade possui o importante papel de contribuir com o desenvolvimento
motor, cognitivo e nas habilidades socias da criança com transtorno do espectro
autista (TEA), tendo em vista que as principais características de crianças com TEA
são os prejuízos nas habilidades motoras e interações sociais. Sabendo que, a
estimulação precoce através de atividades físicas, jogos e brincadeira pautadas na
psicomotricidade podem desenvolver, bem como aprimorar o repertório motor da
criança. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é investigar, através de uma
revisão integrativa se o uso de métodos de intervenção pautados na
psicomotricidade poderia ser eficiente para desenvolver e/ou melhorar as
habilidades motoras de crianças com Transtorno do Espectro Autistas (TEA). Para
realização da pesquisa foi realizada uma revisão integrativa em estudos anteriores
que fazem relação com a temática escolhida. Os resultados apontam que a
psicomotricidade tem grande relevância no desenvolvimento de habilidades motoras
de crianças com TEA, no entanto ainda é bem escasso em termos de estudos e
pesquisas relacionadas ao tema, tendo em vista o déficit de profissionais de
Educação Física atuando nessa área.
Descrição:
ARAÚJO, Elaine Caroline Lopes de. A influência da psicomotricidade no desenvolvimento de habilidades motoras em crianças com transtorno do espectro autista – TEA: uma revisão integrativa. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.