Resumo:
A inclusão do deficiente visual é um tema que vem sendo cada vez mais discutido, uma vez que a inserção de alunos que possuam alguma necessidade especial está cada vez maior, mas quando observamos a pessoa com deficiência visual na sociedade, não à enxergamos incluída, no ensino de química não é diferente. Dessa maneira, o presente artigo traz uma análise bibliográfica de artigos encontrados em três periódicos nacionais da área de ensino de Ciências e de Química, com o objetivo de entender porque o aluno cego não é totalmente incluso no ensino de química, investigar as práticas inclusivas, mostrar as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores e quais fatores interferem na inclusão de deficientes visuais. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa, que foi elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados retrataram aspectos que precisam ser melhorados para o desenvolvimento pleno do processo de ensino e aprendizagem, tais como: a necessidade de recursos para a permanência desses alunos na escola e as adaptações dos materiais utilizados em sala de aula. Os trabalhos conseguiram trazer importantes apontamentos para que a inclusão do deficiente visual ocorra de verdade, explicitando que é de fundamental importância planejar, adaptar e utilizar instrumentos para que os deficientes visuais tomem posse dos conhecimentos químicos e possam desenvolver suas atividades com autonomia.
Descrição:
NASCIMENTO, Érika Medeiros do. Inclusão de deficientes visuais na educação básica: Uma análise em periódicos nacionais. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.