UEPB - Repositório Digital

Inclusão de deficientes visuais na educação básica: Uma análise em periódicos nacionais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Érika Medeiros do
dc.date.accessioned 2023-04-20T10:32:39Z
dc.date.available 2023-04-20T10:32:39Z
dc.date.issued 2022-05-23
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28922
dc.description NASCIMENTO, Érika Medeiros do. Inclusão de deficientes visuais na educação básica: Uma análise em periódicos nacionais. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão do deficiente visual é um tema que vem sendo cada vez mais discutido, uma vez que a inserção de alunos que possuam alguma necessidade especial está cada vez maior, mas quando observamos a pessoa com deficiência visual na sociedade, não à enxergamos incluída, no ensino de química não é diferente. Dessa maneira, o presente artigo traz uma análise bibliográfica de artigos encontrados em três periódicos nacionais da área de ensino de Ciências e de Química, com o objetivo de entender porque o aluno cego não é totalmente incluso no ensino de química, investigar as práticas inclusivas, mostrar as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores e quais fatores interferem na inclusão de deficientes visuais. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa, que foi elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados retrataram aspectos que precisam ser melhorados para o desenvolvimento pleno do processo de ensino e aprendizagem, tais como: a necessidade de recursos para a permanência desses alunos na escola e as adaptações dos materiais utilizados em sala de aula. Os trabalhos conseguiram trazer importantes apontamentos para que a inclusão do deficiente visual ocorra de verdade, explicitando que é de fundamental importância planejar, adaptar e utilizar instrumentos para que os deficientes visuais tomem posse dos conhecimentos químicos e possam desenvolver suas atividades com autonomia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Drª. Rochane Villarim de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.subject Deficiente visual pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Inclusão de deficientes visuais na educação básica: Uma análise em periódicos nacionais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta