Resumo:
Este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre os PPCs dos
cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual
da Paraíba - UEPB, de 2016 até os dias atuais. Não obstante, pretende-se,
identificar semelhanças e diferenças entre os dois projetos; comparar as matrizes
curriculares sobre os aspectos das disciplinas ofertadas e a carga horária destinada;
e, verificar o perfil dos egressos presentes em cada PPC. O estudo caracteriza-se
como uma análise documental de abordagem qualitativa. Ao realizar as análises
percebemos que há mais semelhanças do que diferenças nos projetos; que há
poucas diferenças entre os conteúdos e as cargas horárias, afetando apenas
componentes do âmbito pedagógico à licenciatura e de aperfeiçoamento no
bacharelado. Com relação às semelhanças, percebe-se que as 4 linhas de pesquisa
são as mesmas para os dois cursos, desta forma um estudante de licenciatura pode
desenvolver pesquisas na área de saúde e biodinâmica e em contrapartida um
bacharel pode desenvolver suas pesquisas na linha de estudos pedagógicos. Fica
evidenciado ainda, que os componentes curriculares dos dois cursos apesar de
existirem diferenças de carga horária e partirem para outro objetivo, as disciplinas
são semelhantes e podem ser aproveitadas nos dois cursos. Esses achados, podem
indicar a título de conclusão a possibilidade da unificação dos dois currículos em
uma formação que contemple os mais diversos campos de atuação profissional, sem
que haja prejuízos aos futuros profissionais.
Descrição:
COSTA, Matheus Alves. Análise comparativa dos projetos pedagógicos de curso (PPC) dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física na Universidade Estadual da Paraíba. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.