UEPB - Repositório Digital

Análise comparativa dos projetos pedagógicos de curso (PPC) dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Matheus Alves
dc.date.accessioned 2023-04-20T11:27:08Z
dc.date.available 2023-04-20T11:27:08Z
dc.date.issued 2022-11-30
dc.identifier.other CDD 796.077
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28935
dc.description COSTA, Matheus Alves. Análise comparativa dos projetos pedagógicos de curso (PPC) dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física na Universidade Estadual da Paraíba. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre os PPCs dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, de 2016 até os dias atuais. Não obstante, pretende-se, identificar semelhanças e diferenças entre os dois projetos; comparar as matrizes curriculares sobre os aspectos das disciplinas ofertadas e a carga horária destinada; e, verificar o perfil dos egressos presentes em cada PPC. O estudo caracteriza-se como uma análise documental de abordagem qualitativa. Ao realizar as análises percebemos que há mais semelhanças do que diferenças nos projetos; que há poucas diferenças entre os conteúdos e as cargas horárias, afetando apenas componentes do âmbito pedagógico à licenciatura e de aperfeiçoamento no bacharelado. Com relação às semelhanças, percebe-se que as 4 linhas de pesquisa são as mesmas para os dois cursos, desta forma um estudante de licenciatura pode desenvolver pesquisas na área de saúde e biodinâmica e em contrapartida um bacharel pode desenvolver suas pesquisas na linha de estudos pedagógicos. Fica evidenciado ainda, que os componentes curriculares dos dois cursos apesar de existirem diferenças de carga horária e partirem para outro objetivo, as disciplinas são semelhantes e podem ser aproveitadas nos dois cursos. Esses achados, podem indicar a título de conclusão a possibilidade da unificação dos dois currículos em uma formação que contemple os mais diversos campos de atuação profissional, sem que haja prejuízos aos futuros profissionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Jeimison de Araújo Macieira. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Projeto pedagógico pt_BR
dc.subject Componentes curriculares pt_BR
dc.title Análise comparativa dos projetos pedagógicos de curso (PPC) dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta