Resumo:
Teve-se como objetivo destacar os desafios e as possibilidades do exercício docente na zona rural durante o ensino remoto na pandemia da Covid-19. Para tal foi utilizada a metodologia exploratória de abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio de um questionário de forma online com uso do Google Forms. (Formulários do Google), onde o link do formulário eletrônico foi disponibilizado aos docentes que atuam nas escolas públicas municipais do campo, e para suas identificações foram utilizados pseudônimos. Este contou com o aporte teórico os estudos de Kenski, Bourdieu, Caldart, entre outros. A pandemia mostrou duas realidades: à grande desigualdade social existente na zona rural pela falta de acesso à internet e que as tecnologias digitais da informação e comunicação possibilitam aos docentes a inovação de suas práticas metodológicas na Educação do Campo. Os resultados obtidos na pesquisa apontam que a educação pública nas escolas do campo é um grande desafio a ser enfrentado seja no modelo remoto ou presencial de ensino.
Descrição:
SILVA, R. A. Ensino Remoto na pandemia: desafios e possibilidades do exercício docente na zona rural. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.