Resumo:
A pandemia – COVID-19 – que teve início no ano de 2020 marcou e vem marcando o
mundo. Esta pandemia trouxe e continua trazendo incertezas e preocupações com o
futuro, principalmente o futuro da Educação Brasileira. Considerando que o
isolamento social trouxe outra forma de ensinar e aprender, por meio das aulas
remotas, este trabalho se debruçou na investigação sobre o cenário contemporâneo
do ensino remoto emergencial. Para tanto, parte da seguinte questão de pesquisa:
Quais as experiências didáticas de ensino remoto vivenciadas por uma professora de
Educação Infantil no contexto da pandemia da COVID-19? No intuito de responder à
questão de pesquisa, sendo o objetivo geral investigar a vivência didática de uma
professora da Educação Infantil da rede pública de ensino na cidade de Lagoa de
Dentro – PB em tempo de pandemia da COVID-19; e como objetivos específicos: 1)
destacar as experiências apresentadas pela professora no contexto do ensino remoto
emergencial; e 2) apresentar o impacto do ensino remoto junto às famílias dos alunos
implicados, indiretamente, na pesquisa. Do ponto de vista teórico, o trabalho absorveu
contribuições advindas de Cubero (1995), Barreto e Rocha (2020), Ramal (2020),
dentre outras. A pesquisa se constitui de uma entrevista realizada em 24 de abril à 03
de maio de 2021, via áudio de WhatsApp, com uma professora da Educação Infantil
no município paraibano supracitado. Os resultados do trabalho revelaram sobre a
capacidade que os professores, em tempo de pandemia, tiveram de enfrentar.
Capacidade esta deflagrada na fala da professora colaboradora em questão.
Descrição:
GAMBARRA, N. H. Voz de uma professora da educação infantil: o ensino em tempos de pandemia. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.