dc.description.abstract |
Este artigo visou relatar um trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula vivenciado com a arte e a cultura nordestina que objetivou contribuir para a socialização, a discussão de diferentes saberes no ambiente escolar e as implicações que a escola e professores enfrentam, para incluir a diversidade cultural, tanto no currículo, como em suas práticas em sala de aula. O estudo de campo ocorreu em uma escola particular da cidade de Campina Grande/PB com discentes da turma do 4º ano, entre 8 e 9 anos, do turno manhã e tarde, durante o período de maior festividade junina, junho de 2022. A referente pesquisa possui uma abordagem qualitativa para a formulação de dados e aprofundamento teórico de revisão bibliográfica que elenca alguns estudiosos importantes dentre eles: Arroyo (2013), Buoro (2000), Barbosa (2015), Ferraz (2010), Konder (2002), Macedo (2014). Os objetivos específicos desta pesquisa consistem em: 1. Debater os conceitos de arte e cultura; 2. Analisar a implementação do ensino de Arte proposto pela BNCC; 3. Desenvolver, através do ensino de Arte, habilidades e competências almejadas pela BNCC; 4. Valorizar, preservar e difundir a cultura nordestina; 5. Favorecer o desenvolvimento do sentimento de pertença ao grupo social e cultural nordestino; 6. Motivar os educandos, através da arte, ao reconhecimento e resgate de suas raízes nordestinas. O trabalho desenvolvido foi de grande importância porque possibilitou que os (as) alunos (as) pudessem explorar a riqueza das manifestações culturais por meio de expressões artísticas, estudando-se elementos históricos de origem e ancestralidade e, assim se apropriando da história de sua região e compreendendo a origem de seus hábitos e costumes, com foco no desenvolvimento da tolerância ao diferente, valorização das raízes e reforço à autoestima e identidade de cada um. |
pt_BR |