dc.description.abstract |
Este artigo é um estudo das memórias da infância apresentada no livro Memórias de Menina (2003) da escritora Rachel de Queiroz. A partir da leitura das onze crônicas presentes no livro, selecionamos quatro delas para investigar como era a escola onde a autora estudava quando era criança, elencando a importância das mudanças educacionais como melhoria para o ensino no Brasil, refletir sobre a infância no Nordeste, uma vez que, trata-se de como a autora viveu nesse ambiente nos dias de hoje. Analisando a importância da imaginação no desenvolvimento da criança, a capacidade de criação e imaginação, e a alegria da chegada do inverno. Dessa maneira, iremos analisar como as crônicas, são retratada? Qual o lugar que ela ocupa no seu grupo social e no espaço onde vive? E de que maneira retrata o universo lúdico e imaginário infantil? As crônicas estudadas foram: “Escola antiga” (p.7- 8), “Menina do interior” (p.11-12), “Brinquedo” (p.23) e “Verde” (p.11-21). Nesse sentido, a pesquisa objetiva investigar de que maneira a infância aparece retratada e como a criança, mais especificamente a menina, se relaciona com a cultura, os adultos e o espaço no qual está inserida. A metodologia é baseada em uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. O trabalho fundamenta-se nos estudos de Ariés (1981), e Del Priore (2010), sobre a infância enquanto concepção e abordagem na escritura literária; Bosi (1994) acerca da memória; Candido (2003) sobre o gênero crônica, entre outros. |
pt_BR |