UEPB - Repositório Digital

Abordagem montessoriana: contribuições para o desenvolvimento infantil no ambiente escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Borges, Layane Pessoa
dc.date.accessioned 2023-04-25T00:21:51Z
dc.date.available 2023-04-25T00:21:51Z
dc.date.issued 2022-08-02
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28986
dc.description BORGES, L. P. Abordagem montessoriana: contribuições para o desenvolvimento infantil no ambiente escolar. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A Abordagem Montessorina foi desenvolvida pela italiana Maria Montessori, conhecida no mundo todo por suas contribuições, especialmente, para o entendimento da infância, considerando o seu desenvolvimento natural. Em relação ao processo educacional, desenvolveu um método educativo embasado nas suas ideias e estudos, o chamado método Montessori. É nisto que consiste o seu método: a criança como centro e sua relação com o ambiente construindo o seu desenvolvimento. Partindo disso, essa pesquisa reconhece as contribuições da abordagem montessoriana, assim como seus benefícios para o desenvolvimento infantil no ambiente escolar. Para esta finalidade pautamos nossa metodologia inicialmente em compreender o percurso histórico de Maria Montessori, baseado em um breve estudo bibliográfico. Posteriormente, nos dedicamos a compreensão de suas ideias e abordagem. Por fim, buscamos a análise da teoria em prática, sendo, para isso, feito uma pesquisa de observação em uma escola de abordagem montessoriana, na cidade de Campina Grande. Para melhor compreensão, se fez necessário, também, a aplicação de um questionário com professores da mesma instituição com a finalidade de reconhecer, pautados na prática, de que forma o método Montessori auxilia o desenvolvimento infantil no ambiente escolar. As observações e resultados obtidos foram analisados como estudo de caso. Através deste, foi possível observar a importância de uma pedagogia que traga a criança ao centro, reconhecendo sua importância, e ainda identificando as consequências dessa abordagem no desenvolvimento das crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Abordagem Montessori pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ambiente escolar pt_BR
dc.title Abordagem montessoriana: contribuições para o desenvolvimento infantil no ambiente escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta