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Práticas de letramento através do Programa Novo Mais Educação em uma escola do municipal de Taperoá - PB

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dc.contributor.author Silva, Raquielle Samara Trajano de Souza
dc.date.accessioned 2023-04-25T00:38:14Z
dc.date.available 2023-04-25T00:38:14Z
dc.date.issued 2022-08-15
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28987
dc.description SILVA, R. S. T. S. Práticas de letramento através do Programa Novo Mais Educação em uma escola municipal de Taperoá- PB. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Novo Mais Educação (PNME) consiste numa reformulação do Programa Mais Educação criado pelo Governo Federal no rol de programas que compuseram o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e do Pacto pela Aceleração do Crescimento (PAC) lançado à nação brasileira em 2007 e foi coordenado pela Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (SEB/MEC). Teve como objetivo induzir à educação integral, implantada nas escolas públicas de ensino fundamental para melhorar o desenvolvimento do aluno em Língua Portuguesa, Matemática e em atividades relacionadas ao campo artístico-cultural. O Programa foi adotado em vários estados e municípios brasileiros, dentre os quais Taperoá/PB, sendo regulamentado e operacionalizado com base no trabalho voluntário, principalmente de jovens matriculados em cursos de licenciaturas, função que foi exercida pela autora desta pesquisa, que atuou como mediadora no período de 21 de maio a 16 de novembro de 2019. Considerando este contexto, o presente trabalho tem como objetivo, analisar essa experiência vivenciada com o macrocampo acompanhamento pedagógico de Língua Portuguesa, na Escola Municipal de Taperoá/PB, enfatizando processos de letramento de uma turma de 7° ano da referida escola. O estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, nos moldes de um relato de experiência, que consiste na análise da vivência escolar da própria pesquisadora. Para isso, buscamos embasamentos em estudiosos, tais como Bamberger (1988), Cagliari (2003), Carlini (2012), Freire (1999), Gerhardt (2009), Godoy (1995), Marcuschi (2008), Martins (2006), Minhoto (2016). Conclui-se que, apesar da falta de remuneração para atuar no PNME; da falta de interação entre os professores da base comum do currículo das escolas e os mediadores do Programa, o trabalho com diferentes metodologias e gêneros textuais, contribuiu significativamente para a participação, o envolvimento, a reflexão, a criticidade e, consequentemente, para aprendizagens mais significativas acerca de competências e habilidades de leitura e produção textual dos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Francisca Pereira Salvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Práticas de letramento através do Programa Novo Mais Educação em uma escola do municipal de Taperoá - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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