dc.contributor.author |
Sousa, Roberto Barbosa de |
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dc.date.accessioned |
2023-04-25T00:42:14Z |
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dc.date.available |
2023-04-25T00:42:14Z |
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dc.date.issued |
2022-07-20 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.225 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28988 |
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dc.description |
SOUSA, R. B. O ensino remoto emergencial por detrás das telas: relatos de um estagiário do curso de licenciatura em letras-espanhol da UEPB durante a pandemia de Covid-19. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com a pandemia em decorrência do COVID-19 a educação teve que passar por mudanças drásticas, em que o ensino remoto emergencial foi introduzido. As aulas que antes eram presenciais passaram a ser online. Desta forma, docentes, discentes e profissionais da área tiveram que adaptar-se a essa nova realidade. Professores, estagiários, alunos de língua espanhola bem como os demais envolvidos com a educação tiveram que se reinventar e buscar superar os obstáculos estabelecidos pela nova modalidade de ensino. Os desafios enfrentados pelos professores do idioma espanhol não é de hoje, desde o século XX com o inicio do ensino da língua espanhola em solo brasileiro no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro até os dias atuais não foram poucos os obstáculos a serem superados. Houve momentos marcantes na historia do ensino da língua no Brasil, tais como, a aprovação da lei 11.161, em 2006, no governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2006 que representava a maior vitoria da categoria e a revogação desta lei em 2017 pelo então presidente Michel Temer. Neste cenário de incertezas, em todo o País, para o ensino/aprendizagem do espanhol no Estado da Paraíba a APEEPB (associação de professores de espanhol do Estado da Paraíba) tomou uma atitude de políticas lingüísticas, onde professores buscaram por meio de leis a garantia de que a língua espanhola seria ensinada nas escolas, muitas foram às conquistas, a maior delas foi a aprovação da lei estadual 1509/2018. Entendendo todas as lutas que o professor de espanhol já enfrentou no decorrer de sua historia, vamos observar, do ponto de vista de um estagiário no período pandêmico do covid-19, como esse profissional teve que reinventar-se e adaptar-se à nova realidade. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Me. Alessandro Giordano |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Professor |
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dc.subject |
Ensino da língua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia Covid-19 |
pt_BR |
dc.title |
O ensino remoto emergencial por detrás das telas: relatos de um estagiário do curso de licenciatura em letras-espanhol da UEPB durante a pandemia de covid-19 |
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dc.type |
Other |
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