UEPB - Repositório Digital

O uso do tiktok como ferramenta avaliativa no ensino remoto de língua inglesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Mízia Naara Veiga de
dc.date.accessioned 2023-04-25T00:45:25Z
dc.date.available 2023-04-25T00:45:25Z
dc.date.issued 2022-09-06
dc.identifier.other CDD 372.358
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28989
dc.description SOUSA, M. N. V. O uso do TikTok como ferramenta avaliativa no ensino remoto de língua inglesa. 2022. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A repentina transição do ensino da modalidade presencial para a remota, motivada pela pandemia do Covid-19, apresentou aos professores o desafio de reinventarem as suas práticas, e participarem de novos eventos de letramento intermediados pelos recursos digitais (SOARES, 2002). Diante dessa realidade, depreende-se que o procedimento avaliativo do professor também precisou ser mais incisivo, especialmente no ensino de Língua Inglesa (LI), em que as habilidades linguísticas dos alunos devem ser exploradas e avaliadas continuamente. Sendo assim, esta monografia discute o uso da rede social TikTok como uma ferramenta avaliativa auxiliar ao professor de LI no contexto de ensino remoto, tendo em vista que as redes sociais podem ser incluídas no processo de ensino e aprendizagem, se usadas estrategicamente (LEFFA, 2016). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, em que foi desenvolvido um estudo de caso com alunos do curso de Inglês Para Viagens, promovido pelo NucLi da Universidade Estadual da Paraíba. Como embasamento teórico, discutimos acerca: (i) da formação inicial docente e o desafio do ensino remoto (PIMENTA, 1999; LUDKE & BOING, 2004; SAVIANI & GALVÃO, 2021); (ii) do letramento digital escolar e o ensino de línguas (STREET, 1995; SOARES, 2002; BUZATO, 2006); (iii) da avaliação formativa e as potencialidades do uso do TikTok na sala de aula (PERRENOUD, 1999; GREENSTEIN, 2010; MONTEIRO, 2021); e, por fim, (iv) da importância da reflexão docente por meio do diário reflexivo para a formação inicial do professor (LIBERALI, 1999; PERRENOUD, 2002; SABOTA, 2010). O corpus desta pesquisa foram os Vídeos-Dica produzidos pela professora, os vídeos finais produzidos pelos alunos, e um Diário Reflexivo Dialogado. Como resultado, podemos indicar a concretização significativa do trabalho avaliativo formativo da professora, a ressignificação da ferramenta digital TikTok por meio das suas práticas pedagógicas e o aumento da autonomia dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Me. Telma Sueli Farias Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação formativa pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.title O uso do tiktok como ferramenta avaliativa no ensino remoto de língua inglesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta