UEPB - Repositório Digital

Educação para as relações étnico-raciais na formação de uma professora da educação básica: um relato autobiográfico

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Thainara Patrícia Santos
dc.date.accessioned 2023-04-25T01:02:10Z
dc.date.available 2023-04-25T01:02:10Z
dc.date.issued 2023-03-15
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28996
dc.description SANTOS, T. P. S. Educação para as relações étnico-raciais na formação de uma professora da educação básica: um relato autobiográfico. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Nos últimos anos, sob vários enfoques, a Educação Étnico-racial tem se tornado uma temática relevante no contexto das discussões sobre formação de professores, justamente pelos desafios e silenciamentos desse tema nas escolas. Graças ao movimento negro e aos negros¹ em movimento de luta decolonial, a educação brasileira passa por processos de mudanças. No campo da legislação educacional, podemos citar, por exemplo, a Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003) e seu impacto na Educação nos últimos 20 anos. Assim, o objetivo desse artigo é apresentar um relato autobiográfico sobre o processo de escolarização de uma professora negra em formação, visando problematizar a importância das Educação das relações étnico raciais nesse contexto. Assim, este trabalho é pautado na linha de pesquisa autobiográfica que contempla a memória docente como forma de reflexão para desenvolvimento acadêmico-profissional. Para tanto, apresentamos uma breve revisão teórica abordando alguns aspectos históricos e dispositivos legais que normatizam o ensino-aprendizagem da cultura afro-brasileira e a educação étnico racial no contexto escolar, com base em autores como Oliveira (2021), Reis e Andrade (2018); Rocha (2019), Silva (2007) Soares, Rodrigues e Martins (2019), dentre outros. O relato autobiográfico encontra-se organizado em função da Escolarização de uma menina negra na escola e da Formação de uma professora negra. Conclui-se que para avançar na compreensão do desenvolvimento da política antirracista na educação por meio da implementação da Lei 10.639/2003 e suas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como, conhecer seus limites, saber ações e opiniões de gestores, docentes e estudantes, faz-se necessário mapear e analisar as práticas pedagógicas que vêm sendo realizadas nas escolas e nas universidades, sendo importante ouvir os principais sujeitos desse processo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title Educação para as relações étnico-raciais na formação de uma professora da educação básica: um relato autobiográfico pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta