UEPB - Repositório Digital

O cálculo diferencial e integral: História, conflitos, ensino e descobertas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, José Victor Soares da
dc.date.accessioned 2023-04-27T11:04:54Z
dc.date.available 2023-04-27T11:04:54Z
dc.date.issued 2022-11-23
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29056
dc.description SILVA, José Victor Soares da. O Cálculo Diferencial e Integral: História, conflitos, ensino e descobertas. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho se deu a partir da necessidade de pesquisar sobre como a História da Matemática pode ajudar no ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. Decorrente disso, buscamos investigar quais matemáticos contribuíram para o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral e quais foram suas contribuições. A Guerra do Cálculo travada por Newton Leibniz, as dificuldades de aprendizagem no ensino do Cálculo Diferencial e Integral, como também a História da Matemática como metodologia de ensino, apresentando uma proposta didática a ser trabalhada em sala de aula na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Desenvolvemos esse trabalho na modalidade de pesquisa bibliográfica, no qual buscamos pesquisadores que produziram trabalhos sobre a História da Matemática como metodologia de ensino e acerca da história do Cálculo Diferencial e Integral, para assim nos apropriarmos do tema. Diante disso, as questões que nortearam nosso trabalho foram: Qual a importância de se trabalhar a História da Matemática no ensino do Cálculo Diferencial e Integral? Trabalhar História da Matemática no ensino do Cálculo Diferencial e Integral auxiliaria na aprendizagem do mesmo? Como resultado de nosso trabalho, concluímos que utilizar a História da Matemática como metodologia de ensino desperta o interesse do aluno pelo conteúdo estudado, tornando a Matemática mais humanizada, visto que surgiu a partir da necessidade do homem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Diagrama Metodológico pt_BR
dc.subject Cálculo Diferencial e Integral pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.title O cálculo diferencial e integral: História, conflitos, ensino e descobertas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta