dc.contributor.author |
Albuquerque, Monally Kelly Ribeiro de |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-27T11:33:09Z |
|
dc.date.available |
2023-04-27T11:33:09Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 510.9 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29061 |
|
dc.description |
ALBUQUERQUE, Monally Kelly Ribeiro de. Ensino e aprendizagem da Matemática de um ponto de vista histórico: uma experiência a partir do Programa Residência Pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho descreve uma experiência de regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), Matemática do Campus Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba. A regência se deu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião, cidade de Lagoa Seca, estado da Paraíba. Programas de formação inicial, a exemplo do PIBIC, PIBID e Residência Pedagógica, revelam-se de grande importância para a formação de professores de Matemática devido à prática de docência ser imprescindível para o
desenvolvimento profissional. Para isso, dissertamos sobre uma abordagem teórico-metodológica de História da Matemática, em especial sobre números naturais, de modo a buscar uma maneira dinâmica e eficaz no ensino e aprendizagem dos alunos. Vídeos e slides foram utilizados na aula realizada pelo Google Meet como meio alternativo a facilitar o ensino da Matemática. Como resultado podemos afirmar que a contextualização histórica proporcionou aos alunos troca de saberes, interação entre eles, e estimulou ainda mais a criatividade e imaginação. Mostrando que eles realmente gostaram e se interessaram pelo conteúdo trabalhado, bem como se sentiram motivados a buscar ainda mais conhecimento sobre a História da Matemática. Com relação à experiência de regência, podemos afirmar que foi extremamente valiosa e enriquecedora para nossa formação profissional. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de Residência Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
CAPES |
pt_BR |
dc.subject |
História da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Números Naturais |
pt_BR |
dc.title |
Ensino e aprendizagem da matemática de um ponto de vista histórico: uma experiência a partir do programa residência pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |