UEPB - Repositório Digital

Ensino e aprendizagem da matemática de um ponto de vista histórico: uma experiência a partir do programa residência pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Albuquerque, Monally Kelly Ribeiro de
dc.date.accessioned 2023-04-27T11:33:09Z
dc.date.available 2023-04-27T11:33:09Z
dc.date.issued 2022-12-01
dc.identifier.other CDD 510.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29061
dc.description ALBUQUERQUE, Monally Kelly Ribeiro de. Ensino e aprendizagem da Matemática de um ponto de vista histórico: uma experiência a partir do Programa Residência Pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho descreve uma experiência de regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), Matemática do Campus Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba. A regência se deu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião, cidade de Lagoa Seca, estado da Paraíba. Programas de formação inicial, a exemplo do PIBIC, PIBID e Residência Pedagógica, revelam-se de grande importância para a formação de professores de Matemática devido à prática de docência ser imprescindível para o desenvolvimento profissional. Para isso, dissertamos sobre uma abordagem teórico-metodológica de História da Matemática, em especial sobre números naturais, de modo a buscar uma maneira dinâmica e eficaz no ensino e aprendizagem dos alunos. Vídeos e slides foram utilizados na aula realizada pelo Google Meet como meio alternativo a facilitar o ensino da Matemática. Como resultado podemos afirmar que a contextualização histórica proporcionou aos alunos troca de saberes, interação entre eles, e estimulou ainda mais a criatividade e imaginação. Mostrando que eles realmente gostaram e se interessaram pelo conteúdo trabalhado, bem como se sentiram motivados a buscar ainda mais conhecimento sobre a História da Matemática. Com relação à experiência de regência, podemos afirmar que foi extremamente valiosa e enriquecedora para nossa formação profissional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Programa de Residência Pedagógica pt_BR
dc.subject CAPES pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Números Naturais pt_BR
dc.title Ensino e aprendizagem da matemática de um ponto de vista histórico: uma experiência a partir do programa residência pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta