Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de relatar experiência vivenciada como professora de aula de reforço extraescolar no ensino das operações com conjuntos em aulas com quatro estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, utilizando modelagem matemática, de acordo com Burak e Kluber (2016). Para tanto, foi baseado nas ideias metodológicas de Oscar Jara (2017) e de Mussi, Flores e Almeida (2021), para estruturar um relato de experiência nos moldes acadêmicos. Verificou-se a importância das aulas de reforço extraescolar, bem como a realização de aulas utilizando a metodologia da modelagem matemática auxiliou a compreensão das noções relacionadas ao conceito de conjuntos, especialmente com exemplos como jogo de futebol, animais e uso de palitos de fósforo.
Descrição:
CAVALCANTE, A. A. F. Relato de experiência em aula extraescolar: uso da modelagem no ensino das operações com conjuntos. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2023.