Resumo:
Para que o interesse dos discentes seja despertado e sejam incentivados a participarem das aulas, é necessário desenvolver metodologias dinâmicas que dependam da participação ativa dos alunos e tenha enfoque em pedagogias colaborativas. O presente trabalho faz uma pesquisa bibliográfica sobre a relevância do uso da gamificação como estratégia metodológica voltada para o ensino da física, por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo é mostrar como o uso da Gamificação contribui ao processo de ensino-aprendizagem nas mais diversas atividades de resolução e construção dos conceitos físicos de maneira dinâmica e interativa. As (TDIC) podem auxiliar o educador a elaborar suas aulas buscando contemplar os objetivos socioemocionais e cognitivos do aluno, que são fundamentais para os novos parâmetros sociais da sociedade da informação e do conhecimento (SIC). A pesquisa realizada teve como finalidade a obtenção de referências quanto a utilização de tecnologias em sala de aula no ensino da Física e de como a Base Nacional Comum Curricular integra essa utilização com o desenvolvimento das habilidades e competências do aluno, através de metodologias ativas, usando como estratégia metodológica a gamificação.
Descrição:
SANTOS, Pedro Lucas Loula dos. Gamificação como estratégia metodológica para o ensino da Física. 2022.18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.