UEPB - Repositório Digital

Gamificação como estratégia metodológica para o ensino da Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Pedro Lucas Loula dos
dc.date.accessioned 2023-05-03T19:59:17Z
dc.date.available 2023-05-03T19:59:17Z
dc.date.issued 2022-12-14
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29167
dc.description SANTOS, Pedro Lucas Loula dos. Gamificação como estratégia metodológica para o ensino da Física. 2022.18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Para que o interesse dos discentes seja despertado e sejam incentivados a participarem das aulas, é necessário desenvolver metodologias dinâmicas que dependam da participação ativa dos alunos e tenha enfoque em pedagogias colaborativas. O presente trabalho faz uma pesquisa bibliográfica sobre a relevância do uso da gamificação como estratégia metodológica voltada para o ensino da física, por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo é mostrar como o uso da Gamificação contribui ao processo de ensino-aprendizagem nas mais diversas atividades de resolução e construção dos conceitos físicos de maneira dinâmica e interativa. As (TDIC) podem auxiliar o educador a elaborar suas aulas buscando contemplar os objetivos socioemocionais e cognitivos do aluno, que são fundamentais para os novos parâmetros sociais da sociedade da informação e do conhecimento (SIC). A pesquisa realizada teve como finalidade a obtenção de referências quanto a utilização de tecnologias em sala de aula no ensino da Física e de como a Base Nacional Comum Curricular integra essa utilização com o desenvolvimento das habilidades e competências do aluno, através de metodologias ativas, usando como estratégia metodológica a gamificação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dra. Ruth Brito de Figueiredo Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Base Nacional Comum Curricular - BNCC pt_BR
dc.subject Tecnologia digital da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.title Gamificação como estratégia metodológica para o ensino da Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta