Resumo:
A química é dividida em cinco grandes áreas. A físico-química é uma delas, a qual
considerada por muitos discentes uma disciplina complexa e abstrata. Os
componentes curriculares de físico-química devem despertar no estudante o espírito
questionador e investigativo, já que possuem uma variedade de conteúdos
empíricos e teóricos, os quais são capazes de fornecer aos acadêmicos subsídios
necessários para o domínio dos fundamentos químicos. Avaliação da disciplina é
fundamental para diagnosticar os obstáculos e avanços no processo ensino e
aprendizagem. E tem por objetivo a busca por um ensino de qualidade atrelado a
uma aprendizagem satisfatória dos discentes. Neste contexto, o presente estudo
busca analisar a percepção dos discentes acerca do ensino aprendizagem remoto e
presencial no âmbito das disciplinas de físico-química. Para isso, foi aplicado um
questionário composto por dez questões objetivas a 37 estudantes que cursaram as
disciplinas de físico-química I, II, III e experimental na Universidade Estadual da
Paraíba. A partir da análise das respostas coletadas, pode-se inferir que, a maioria
dos estudantes se mostraram insatisfeitos com o processo de ensino e
aprendizagem. O diagnóstico apresentado nessa pesquisa poderá corroborar no
planejamento da área de físico-química do Departamento de Química da UEPB no
sentido de serem criadas estratégias pedagógicas para melhorar do processo ensino
aprendizagem dessa grande área fundamental na formação de futuros profissionais
da Licenciatura em Química.
Descrição:
SANTOS, Isabel Cristina Vicente dos. Concepções dos licenciandos em Química da UEPB acerca das componentes físico-química. 2023. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.