UEPB - Repositório Digital

Concepções dos licenciandos em Química da UEPB acerca das componentes físico-química

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dos Santos, Isabel Cristina Vicente
dc.date.accessioned 2023-05-04T12:07:56Z
dc.date.available 2023-05-04T12:07:56Z
dc.date.issued 2023-03-13
dc.identifier.other CDD 540
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29194
dc.description SANTOS, Isabel Cristina Vicente dos. Concepções dos licenciandos em Química da UEPB acerca das componentes físico-química. 2023. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract A química é dividida em cinco grandes áreas. A físico-química é uma delas, a qual considerada por muitos discentes uma disciplina complexa e abstrata. Os componentes curriculares de físico-química devem despertar no estudante o espírito questionador e investigativo, já que possuem uma variedade de conteúdos empíricos e teóricos, os quais são capazes de fornecer aos acadêmicos subsídios necessários para o domínio dos fundamentos químicos. Avaliação da disciplina é fundamental para diagnosticar os obstáculos e avanços no processo ensino e aprendizagem. E tem por objetivo a busca por um ensino de qualidade atrelado a uma aprendizagem satisfatória dos discentes. Neste contexto, o presente estudo busca analisar a percepção dos discentes acerca do ensino aprendizagem remoto e presencial no âmbito das disciplinas de físico-química. Para isso, foi aplicado um questionário composto por dez questões objetivas a 37 estudantes que cursaram as disciplinas de físico-química I, II, III e experimental na Universidade Estadual da Paraíba. A partir da análise das respostas coletadas, pode-se inferir que, a maioria dos estudantes se mostraram insatisfeitos com o processo de ensino e aprendizagem. O diagnóstico apresentado nessa pesquisa poderá corroborar no planejamento da área de físico-química do Departamento de Química da UEPB no sentido de serem criadas estratégias pedagógicas para melhorar do processo ensino aprendizagem dessa grande área fundamental na formação de futuros profissionais da Licenciatura em Química. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Juracy Regis de Lucena Junior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Planejamento docente pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Concepções dos licenciandos em Química da UEPB acerca das componentes físico-química pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta