dc.contributor.author |
Pereira, Maria do Socorro Alves |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-04T13:01:02Z |
|
dc.date.available |
2023-05-04T13:01:02Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29202 |
|
dc.description |
PEREIRA, Maria do Socorro Alves. Vivência pedagógica no ensino dos conceitos de Química através da experimentação com materiais alternativos. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Sabemos que a prática experimental é algo primordial na construção do conhecimento do
ensino de Química. Diante disto, podemos então analisar a importância de uma prática
experimental ser introduzida em uma aula de Química, pois a mesma é uma eficaz ferramenta
para prender a atenção do aluno nas aulas durante o processo de ensino e aprendizagem, além
de ser algo que traz à tona o senso crítico, podendo despertar o interesse do aluno pela
disciplina e pelo mundo da ciência, em um contexto geral. Sendo assim, foi proposta uma
abordagem pedagógica com o uso da experimentação desenvolvida durante as aulas referentes
à disciplina de Química Orgânica na escola E.E.E.F.M e Anésio Deodônio Moreno na cidade
de Arara-PB, a qual teve como público alvo os alunos do 3° ano do Ensino Médio, onde a
princípio apresentou-se os conceitos básicos de oxi-redução e em seguida foi desenvolvida
uma aula experimental com o intuito de observar se ocorreu uma melhor fixação dos
conteúdos. A prática experimental proposta foi desenvolvida com materiaisalternativos com o
objetivo de analisar as possibilidades de desenvolver uma aula experimental em escolas que
não possuem um laboratório, proporcionando aos docentes a possibilidade de desenvolver a
prática sem precisar de vidrarias e reagentes específicos, além de propor aos alunos a
oportunidade de ter inclusa em sua rotina de aulas a prática experimental. Com o
desenvolvimento da prática, foi possível analisar as dificuldades enfrentadas para que o
processo de ensino das aulas de Química alcançasse um resultado satisfatório e se a prática
experimental auxilia de forma eficaz o processo de aprendizagem. O resultado final foi
satisfatório, uma vez que o foco metodológico era analisar a qualidade de ensino de acordo com
o desenvolvimento das aulas, em que os dados coletados através de questionários foram válidos
positivamente. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rochane Villarim de Almeida |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Prática experimental |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.title |
Vivência pedagógicas no ensino dos conceitos de Química através da experimentação com materiais alternativos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |