UEPB - Repositório Digital

Vivência pedagógicas no ensino dos conceitos de Química através da experimentação com materiais alternativos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Maria do Socorro Alves
dc.date.accessioned 2023-05-04T13:01:02Z
dc.date.available 2023-05-04T13:01:02Z
dc.date.issued 2022-07-20
dc.identifier.other CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29202
dc.description PEREIRA, Maria do Socorro Alves. Vivência pedagógica no ensino dos conceitos de Química através da experimentação com materiais alternativos. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Sabemos que a prática experimental é algo primordial na construção do conhecimento do ensino de Química. Diante disto, podemos então analisar a importância de uma prática experimental ser introduzida em uma aula de Química, pois a mesma é uma eficaz ferramenta para prender a atenção do aluno nas aulas durante o processo de ensino e aprendizagem, além de ser algo que traz à tona o senso crítico, podendo despertar o interesse do aluno pela disciplina e pelo mundo da ciência, em um contexto geral. Sendo assim, foi proposta uma abordagem pedagógica com o uso da experimentação desenvolvida durante as aulas referentes à disciplina de Química Orgânica na escola E.E.E.F.M e Anésio Deodônio Moreno na cidade de Arara-PB, a qual teve como público alvo os alunos do 3° ano do Ensino Médio, onde a princípio apresentou-se os conceitos básicos de oxi-redução e em seguida foi desenvolvida uma aula experimental com o intuito de observar se ocorreu uma melhor fixação dos conteúdos. A prática experimental proposta foi desenvolvida com materiaisalternativos com o objetivo de analisar as possibilidades de desenvolver uma aula experimental em escolas que não possuem um laboratório, proporcionando aos docentes a possibilidade de desenvolver a prática sem precisar de vidrarias e reagentes específicos, além de propor aos alunos a oportunidade de ter inclusa em sua rotina de aulas a prática experimental. Com o desenvolvimento da prática, foi possível analisar as dificuldades enfrentadas para que o processo de ensino das aulas de Química alcançasse um resultado satisfatório e se a prática experimental auxilia de forma eficaz o processo de aprendizagem. O resultado final foi satisfatório, uma vez que o foco metodológico era analisar a qualidade de ensino de acordo com o desenvolvimento das aulas, em que os dados coletados através de questionários foram válidos positivamente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rochane Villarim de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Prática experimental pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.title Vivência pedagógicas no ensino dos conceitos de Química através da experimentação com materiais alternativos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta