Resumo:
O presente artigo parte na demanda de se refletir sobre a relação entre
tecnologias digitais e educação, visto que a sociedade contemporânea é perpassada
pelo uso das tecnologias das atividades mais simples às mais complexas, não
podendo o ensino se furtar de tal realidade. Nesse sentido, realizamos uma análise
da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (EM), com o objetivo
de identificar como o documento aborda as tecnologias digitais quando se trata do
ensino de Química, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no EM.
Assim sendo, realizamos recortes do texto da Base à luz das concepções de
currículo com atenção voltada às competências e habilidades, possibilitadas pelas
TDICS. Os resultados permitem concluir que ao se utilizar das tecnologias digitais, a
Base propõe um ensino que parte da realidade do aluno, de modo que os recursos
tecnológicos são apresentados como interfaces que promovam o desenvolvimento
do ensino e da aprendizagem.
Descrição:
BRITO, Kleyton Miguely Lopes de. BNCC e tecnologias digitais: Perspectivas para o ensino de Química. 2023. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.