dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta a utilização da história da
matemática em conjunto com a história em quadrinho como instrumento de ensino
de matemática. Muitos estudos, como Martins (2022) e Miranda (2019) mostram os
benefícios da utilização da história da matemática e história em quadrinho na
aprendizagem, uma mostra a contextualização histórica trazendo sentido na
matemática, mostrando a causa que tal fórmula foi criada e a outra atrai
naturalmente com suas ilustrações e com palavras, principalmente os mais jovens,
além de ser o início da leitura de muitos para depois ler livros, e se juntarmos os dois
instrumentos de ensino, a aprendizagem será potencializada. Com isso, criou-se
uma HQ a partir do site pixton, baseada no livro Dewdney, A.K, 20.000 léguas
matemática e história da matemática, para mostrar de modo dinâmico a descoberta
dos números irracionais, com os elementos da HQ (roteiro, personagem, cenário
entre outros) ambientado na época que se passa a história, em que segundo Eves
(2012) foi surpreendente mais perturbador ao mesmo tempo para escola pitagórica a
descoberta dos números irracionais. |
pt_BR |