UEPB - Repositório Digital

Crise dos irracionais em quadrinhos: um estudo sobre o uso de histórias da matemática em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Deyvson de Lucena
dc.date.accessioned 2023-05-04T18:12:17Z
dc.date.available 2023-05-04T18:12:17Z
dc.date.issued 2022-11-23
dc.identifier.other CDD 510.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29227
dc.description ALVES, Deyvson de Lucena. Crise dos irracionais em quadrinhos: um estudo sobre o uso de história da matemática em sala de aula. 2022. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta a utilização da história da matemática em conjunto com a história em quadrinho como instrumento de ensino de matemática. Muitos estudos, como Martins (2022) e Miranda (2019) mostram os benefícios da utilização da história da matemática e história em quadrinho na aprendizagem, uma mostra a contextualização histórica trazendo sentido na matemática, mostrando a causa que tal fórmula foi criada e a outra atrai naturalmente com suas ilustrações e com palavras, principalmente os mais jovens, além de ser o início da leitura de muitos para depois ler livros, e se juntarmos os dois instrumentos de ensino, a aprendizagem será potencializada. Com isso, criou-se uma HQ a partir do site pixton, baseada no livro Dewdney, A.K, 20.000 léguas matemática e história da matemática, para mostrar de modo dinâmico a descoberta dos números irracionais, com os elementos da HQ (roteiro, personagem, cenário entre outros) ambientado na época que se passa a história, em que segundo Eves (2012) foi surpreendente mais perturbador ao mesmo tempo para escola pitagórica a descoberta dos números irracionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. DR. José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject História em quadrinhos pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Crise dos irracionais em quadrinhos: um estudo sobre o uso de histórias da matemática em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta