dc.contributor.author |
Andrade, Johns Vasconcelos de |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-08T19:58:21Z |
|
dc.date.available |
2023-05-08T19:58:21Z |
|
dc.date.issued |
2022-11-30 |
|
dc.identifier.other |
CDD 530.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29238 |
|
dc.description |
ANDRADE, Johns Vasconcelos de. A acústica no 3º ano do ensino fundamental: a música como motivação. 2022. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular, em 2018, a área de ciências da natureza passou a contemplar a física em todos os anos do ensino fundamental. Entre as modificações curriculares, na unidade temática matéria e energia, foi acrescentado a formação do som para crianças do terceiro ano do ensino fundamental. A presente pesquisa foi realizada a partir da necessidade de se pensar em como abordar acústica nesse nível de ensino, de forma prática, usando as características do som na música em situações do cotidiano. Utilizamos a perspectiva do ensino por investigação para propor critérios que auxiliem tanto na construção de propostas de ensino voltadas à participação ativa dos estudantes, quanto para auxiliar o professor na reflexão de sua prática docente. Na sequência, ensaiamos alguns cenários didáticos em que esses critérios foram contemplados. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Prof. Dr. José Antonio Ferreira Pinto |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Acústica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino por investigação |
pt_BR |
dc.subject |
Base Nacional Comum Curricular - BNCC |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental I |
pt_BR |
dc.title |
A acústica no 3º ano do ensino fundamental: a música como motivação |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |