Resumo:
Com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular, em 2018, a área de ciências da natureza passou a contemplar a física em todos os anos do ensino fundamental. Entre as modificações curriculares, na unidade temática matéria e energia, foi acrescentado a formação do som para crianças do terceiro ano do ensino fundamental. A presente pesquisa foi realizada a partir da necessidade de se pensar em como abordar acústica nesse nível de ensino, de forma prática, usando as características do som na música em situações do cotidiano. Utilizamos a perspectiva do ensino por investigação para propor critérios que auxiliem tanto na construção de propostas de ensino voltadas à participação ativa dos estudantes, quanto para auxiliar o professor na reflexão de sua prática docente. Na sequência, ensaiamos alguns cenários didáticos em que esses critérios foram contemplados.
Descrição:
ANDRADE, Johns Vasconcelos de. A acústica no 3º ano do ensino fundamental: a música como motivação. 2022. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.