UEPB - Repositório Digital

A história da Matemática como contexto para o ensino de frações

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Emerson Lucas
dc.date.accessioned 2023-05-08T21:42:10Z
dc.date.available 2023-05-08T21:42:10Z
dc.date.issued 2022-11-29
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29247
dc.description SOUSA, Emerson Lucas. A história da matemática como contexto para o ensino de frações. 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Tendo em vista as dificuldades nos processos de ensino e aprendizagem das frações na sala de aula, devido à ausência de recursos metodológicos que de fato abordem os conceitos de frações em suas potencialidades, a partir de estratégias eficazes e significativas, pesquisa-se sobre o uso da História da Matemática como recurso no ensino de frações, a fim de contribuir para a construções do conhecimento dos alunos, verificando como as antigas civilizações contribuíram para o surgimento e a evolução das frações, trazidas de forma contextualizada. Para tanto, é necessário analisar como a História da Matemática pode ser um recurso rico de informações que despertam o caráter investigatório dos alunos, verificar como os documentos nacionais para educação básica contribuíram e contribuem para o uso da História da Matemática nas aulas de matemática e a função do professor para garantir o ensino de frações a partir do uso da História da Matemática. Realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica. Verificando, dessa forma as potencialidades da História da Matemática como recurso metodológico com atributos investigatórios, no intuito de ressignificar o ensinar matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Frações pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Recurso Metodológico pt_BR
dc.title A história da Matemática como contexto para o ensino de frações pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta