Resumo:
Com base nos expressivos aumentos de recursos tecnológicos, os sistemas de estudos visam se desenvolver buscando o aperfeiçoamento da aprendizagem, o presente estudo visa realizar um levantamento de softwares de Química disponíveis através de ferramentas de buscas e portais. Usar a tecnologia com fins educacionais possibilita uma aprendizagem mais ampla, onde o aluno participa ativamente do seu processo de aprendizagem. O papel do professor é fundamental, precisa-se que ele seja o vínculo entre o aluno e o recurso para que os resultados obtidos na aplicação desses recursos sejam bons. Para alcançar o objetivo foram selecionados alguns softwares de diferentes áreas da química disponíveis através de ferramentas de buscas e portais. Utilizou-se revisão de literatura como metodologia, na qual através de citação de autores obteve-se embasamento teórico ao estudo, para essa revisão foi realizada uma busca por artigos, teses e através da distribuidora digital de aplicativos playStore. Por fim foram apresentados 7 softwares, e os resultados apontam que os softwares encontrados podem ser utilizados de diferentes formas pelo docente não sendo necessário um servidor de internet, sendo útil de forma individual ou corporativa. No entanto é necessário ressaltar que a integração de tal recurso nos métodos de ensino dos professores necessita de adequação, buscando sempre melhoria no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
SOUSA, Karla Danielly Sousa dos. Analise, reflexão e limitações de softwares educacionais como recurso didático para o ensino de Química. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.