UEPB - Repositório Digital

As motivações e as habilidades sociais para empreender: um estudo com microempreendedores de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira Junior, João Batista
dc.date.accessioned 2023-05-09T12:48:27Z
dc.date.available 2023-05-09T12:48:27Z
dc.date.issued 2023-03-06
dc.identifier.other CDD 658.022
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29269
dc.description OLIVEIRA JUNIOR, João Batista. As motivações e as habilidades sociais para empreender: um estudo com microempreendedores de Campina Grande - PB. 2023. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. pt_BR
dc.description.abstract Em 2019, surgiu um problema que abalou a economia mundial: a pandemia do vírus da COVID-19. Com a crise econômica resultante da pandemia, muitas pessoas se viram desempregadas e em situação de vulnerabilidade. Essa conjuntura abriu espaço para o surgimento de novos empreendedores, que buscaram soluções criativas e inovadoras para atender às necessidades do mercado. Nesse contexto, o empreendedorismo tornou-se uma alternativa promissora para quem deseja se reinventar profissionalmente e superar os desafios impostos pela pandemia. Face ao exposto, este trabalho teve como objetivo identificar as motivações e as habilidades sociais que impulsionaram os microempreendedores a empreender em meio à crise da Pandemia por Covid-19. Os procedimentos metodológicos utilizados para alcançar este objetivo foram através de pesquisa descritiva, exploratória e de campo, através de entrevistas com microempreendedores de diversos segmentos, na cidade de Campina Grande-PB. Os principais resultados da pesquisa evidenciaram que as motivações que impulsionaram os microempreendedores a empreender em meio à crise da Pandemia por Covid-19, foram a necessidade, oportunidade de negócio, independência financeira e autorrealização. As habilidades sociais predominantes nos empreendedores pesquisados são criatividade, resiliência, organização, proatividade. Os desafios mais destacados foram atração de clientes com fidelidade, e as estratégias utilizadas foram foco na qualidade do serviço, indicação de cliente e em alguns momentos preço para enfrentar a concorrência. Conclui-se que os microempreendedores se utilizam de seus próprios conhecimentos empíricos sobre negócios, não buscam apoio de entidades como o SEBRAE para auxílio e uma nova pesquisa sobre o pós pandemia para uma atualização e evolução dos mesmos. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Ma Angélica Catarine de Mota Araújo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.relation.ispartofseries ;658.022
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Habilidades sociais pt_BR
dc.subject Motivação pt_BR
dc.subject Microempreededorismo pt_BR
dc.title As motivações e as habilidades sociais para empreender: um estudo com microempreendedores de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta