UEPB - Repositório Digital

Sugestão de propostas didáticas sobre a história da Maremática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Duarte, Moisés Salviano
dc.date.accessioned 2023-06-02T21:19:51Z
dc.date.available 2023-06-02T21:19:51Z
dc.date.issued 2022-11-29
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29358
dc.description DUARTE, Moisés Salviano. Sugestão de propostas didáticas sobre a história da Matemática. 2023. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso teve por objetivo fornecer duas propostas didáticas relacionadas ao ensino e aprendizagem de funções baseada na História da Matemática. A primeira proposta didática, foi abordada como experiência vivenciada nas aulas do Ensino Médio, tendo como objetivo utilizar a História da Matemática como recurso didático, tornando as aulas mais significativas para os alunos, além de buscar sempre o seu aperfeiçoamento. Enquanto a segunda proposta didática tem como objetivo motivar os alunos envolvendo no processo de construção do conhecimento matemático. Visando apresentar uma análise sobre a questão do ensino da Matemática no cenário atual brasileiro por meio de suas metodologias, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, consideramos desde o período da criação humana, mostrando as necessidades e preocupações de distintas culturas e em diferentes momentos históricos, representando o grande momento da Matemática. Ou seja, relatando a sua origem e sua utilização no passado, desde o desenvolvimento da humanidade, passando também pela civilização egípcia, que ajudou a entender as situações e problemas nela envolvida, facilitando a compreensão de determinados acontecimentos. Com isso, faz-se necessário repassar aos alunos curiosidades, despertando interesse pela Matemática. Essa realidade faz com que a implementação da História da Matemática seja fundamental no currículo das escolas brasileiras, contribuindo para que o professor a apresente de forma moderna, atual e contextualizada. Portanto, o aluno tem maior participação e interação com os assuntos aplicados, a fim de obter um resultado mais satisfatório por parte deles, para que eles possam construir o saber. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Recurso metodológico pt_BR
dc.subject Proposta didática pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.title Sugestão de propostas didáticas sobre a história da Maremática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta