Resumo:
Considerando a criança um ser que progressivamente desenvolve-se passando por
estágios de desenvolvimento que define o nível de motricidade em que se encontra
o seu desenvolvimento e sua habilidade motora, faz-se necessário que nesta etapa
de desenvolvimento, os movimentos e as atividades motoras básicas sejam bem
trabalhadas e desenvolvidas, respeitando-se princípios científicos-pedagógicos
adequados para atingir o propósito desejado, a fim de que não haja no futuro, um
comprometimento destas habilidades. Considerando que o Judô é um esporte
desenvolvido no contato corpo a corpo, na ação dessa relação (corpo a corpo), a
criança pouco a pouco toma consciência do corpo que habita e a sua vivência
corporal se torna precisa, desenvolvendo-se as funções psicomotoras (esquema
corporal, tônus de postura, coordenação global, etc). Buscaremos nessa nova etapa
esclarecer a relação da atuação profissional na estruturação de uma pedagogia do
judô, voltada no conhecimento específico dos Sensei (professores de Judô) sobre a
importância da prática dessa modalidade esportiva na contribuição da melhoria dos
aspectos psicomotores e consequentemente do desempenho motor de escolares.
Descrição:
CAVALCANTI, Ado Marcelo Barbosa. O planejamento pedagógico do judô focado nos elementos psicomotores e desempenho de escolares. 2020. 36f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.