Resumo:
O ser humano está cada vez mais conectado com a tecnologia, e o termo ubiquidade vem trazendo essa realidade pra dentro das salas de aula, sendo um alicerce para os professores em função de uma aprendizagem mais atrativa. É através de dispositivos móveis, notebooks, tablets, que a aprendizagem ubíqua pode ser alicerçada e utilizada, ela está na palma das mãos. Esse trabalho traz essa nova realidade para professores e para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, uma proposta com o uso do screencast, de forma elaborada e facilitadora, assim como também um tutorial para nortear professores que adotarem essa abordagem em sala de aula. O nosso trabalho se classifica como uma pesquisa bibliográfica, a partir das obras das/os pesquisadores Prensky (2001), Santaella (2010), Ceni, Barbosa e Silva (2017), Delaunay (2009), Santos (2006), Bruno (2012), Batista (2016), Moran (2013), dentre outras/os, assim como os seguintes documentos regidos por leis: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), Base Nacional Comum Curricular, Brasil (2018). Entretanto, o presente trabalho vem com o intuito de ajudar os discentes a desenvolver uma aprendizagem próxima dos anseios da sociedade contemporânea e ubíqua e que corre de acordo com a evolução tecnológica, ou seja, uma aprendizagem ubíqua, que é justamente uma aprendizagem que pode ser alcançada a qualquer hora, em qualquer lugar.
Descrição:
BENEVENUTO, R. D. Aprendizagem ubíqua no processo educativo dos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos possíveis. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.