dc.description.abstract |
O objetivo geral deste trabalho foi destacar a relevância no desenvolvimento educacional em práticas pedagógicas existentes na Educação Infantil por meio da dança clássica, a partir das experiências vividas no ensino do balé clássico, com base na experiência de 3 (três) profissionais/professores, da rede pública e da rede privada do município de Campina Grande – PB. Evidenciando as experiências desses profissionais, no tocante à Educação Infantil e, concomitante a isso, esse trabalho também analisa a relação existente entre ambos e suas potencialidades. A dança clássica neste estudo é reconhecida como uma ferramenta usada para garantir à ludicidade no âmbito escolar que garantem lazer, distração, socialização, entre outros. Mas, acima de tudo, promovem possibilidades de desenvolvimento significativo em seu processo pedagógico. O trabalho identifica a importância que as práticas culturais, esportivas e sociais que vem ganhando seu lugar na educação básica, e que possui papel fundamental junto ao planejamento da escola e suas contribuições têm sido cada vez mais necessárias no processo escolar. A presente metodologia de pesquisa se caracteriza com uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo por ir além da observação de escritas, investigando como a dança está presente na educação escolar, a partir de entrevistas com profissionais que atualmente estão trabalhando e convivendo no meio educacional, especificadamente no ambiente escolar. Para tanto, esse trabalho foi respaldado, tanto nos documentos oficiais (LDB; RECNEI; DCNEI), assim como nos seguintes autores: Montessori (1987); Souza (2004); Mattos (2008) e outros. |
pt_BR |