Resumo:
O artigo tem como objetivo principal, analisar a grade curricular do curso de licenciatura em pedagogia e suas referências teóricas para a atuação do professor no processo de ensino e aprendizagem de crianças com deficiências, irei iniciar abordando o processo que se deu a inclusão de pessoas com deficiências no ensino regular e irei apresentar algumas contribuições dos estudos realizados no período do curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia para o desenvolvimento do plano de aula na educação inclusiva, quais teorias foram abordadas, e quais teóricos deixaram seu legado para a educação especial. No artigo irei dar ênfase às teorias de Skinner, Pavlov, Watson, e em especial as teorias de Vygotsky, esses foram alguns dos grandes nomes de estudiosos e pesquisadores sobre educação especial. Ao finalizar a análise de alguns componentes curriculares, pôde-se compreender de forma mais ampla as teorias que embasam a atuação do pedagogo na educação inclusiva, e como podemos realizar esse processo de inclusão na sala de aula regular, a pesquisa foi promissora, no sentido de compreender o processo de inclusão e como deve-se atuar.
Descrição:
CHAVES, K. A. A graduação em pedagogia na UEPB na linha da educação especial na perspectiva inclusiva. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.