Resumo:
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental comum na infância e que pode persistir na idade adulta. Atualmente, o TDAH tem sido foco de diversos estudos em razão de ainda ser um tema que inquieta pais e professores, além de gerar controvérsias para estudiosos e pesquisadores. Diante do exposto, surgiu a questão de: como a literatura científica apresenta o TDAH? Assim, decidimos realizar um estudo de revisão bibliográfica que tem por objetivo apresentar as principais características do Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, destacando conhecimentos necessários aos professores para aprimorar as práticas pedagógicas junto a crianças com TDAH. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um estudo de Revisão Bibliográfica em bases de dados: Científica Eletrônico Library Online – Scielo, Google Acadêmico e Periódico Capes. Foram selecionados artigos publicados nos últimos 5 anos (2018 a 2022), em português, que foram selecionados por meio das seguintes palavras-chave: TDAH and escola e TDAH and prática pedagógica. Dentre os textos analisados, alguns dos principais teóricos e autores que embasaram este artigo sobre TDAH foram Costa (2022), Justino; Bolsoni-Silva (2022), Rossow e Duarte (2022). E sobre ludicidade e inclusão dialogamos com as ideias de Huizinga (2008), Lopes (2005), Luckesi (2002, 2007 e 2005), Massa (2015) e Freire (2008). Diante do que foi analisado, foi feita uma aproximação conceitual ao TDAH e em seguida o tema foi abordado considerando as questões do contexto escolar, defendendo a inclusão e as vivências lúdicas como um caminho para uma nova forma de construção do conhecimento e de transformação da educação.
Descrição:
LUCENA, M. G. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) : compreendendo para aprimorar as práticas pedagógicas . 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.